Tecnologia Perguntas Frequentes Downloads  



Dispomos de equipamentos modernos e competitivos, específicos para a fabricação de tubos e aduelas de concreto, objetos únicos de nossa linha de produção.

Atuando há 18 anos neste mercado, adquirimos experiência na produção destes pré-moldados, o que nos credenciou a desenvolver projetos específicos e exclusivos para a produção destes produtos. Importamos inicialmente alguns equipamentos da Europa, o que nos permitiu a aquisição de grande experiência e nos impulsionou para aperfeiçoamento tecnológico e desenvolvimento de novas tecnologias.

Possuímos hoje laboratório completo e devidamente equipado para a realização de todos os ensaios previstos em Norma ABNT para o controle de qualidade dos produtos acabados. Realizamos também ensaios diários para o controle de qualidade das matérias primas básicas que são destinadas ao processo de produção, atitude fundamental para a obtenção de produtos de boa qualidade.

Os ensaios de compressão diametral são realizados em prensa hidráulica com capacidade para 100 toneladas, equipada com célula de carga e software de gerenciamento específico para esta finalidade.

Os ensaios de permeabilidade e estanqueidade de junta são realizados em equipamento hidráulico, projetado especificamente para esta finalidade, com controle das deflexões hidraulicamente, permitindo a realização dos ensaios com toda a segurança requerida.

Os demais equipamentos e acessórios permitem a realização dos outros ensaios, tais como estufa para ensaio de absorção de água, conjunto de peneiras para determinação de ensaios granulométricos dos agregados, extratoras para retirada de corpos de prova, prensa hidráulica para ruptura de corpos de prova, para determinação de resistência do concreto à compressão e outros.

Atuamos com laboratorista em período integral no controle e operação do laboratório, sempre visando o controle de qualidade do processo e dos produtos acabados.

Desta forma, temos feito parcerias com algumas Universidades para a realização de algumas experiências e desenvolvimento de novos produtos.

PARCERIAS COM AS UNIVERSIDADES

- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI – USP

Recentemente concretizamos uma parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para desenvolvimento de algumas atividades, sempre com a coordenação do Professor Doutor Engenheiro Antônio Domingues de Figueiredo. O último trabalho realizado foi a “Análise de viabilidade do uso de fibras metálicas em tubos de concreto”, anexo neste site e publicado recentemente no 52º Congresso Brasileiro do Concreto – CBC 2010, realizado em outubro de 2010 pelo IBRACON.

- Escola de Engenharia Civil de São Carlos da Universidade de São Paulo

Realizamos também trabalho com o Departamento de Estruturas da Escola de Engenharia Civil de São Carlos da Universidade de São Paulo – USP, sob a coordenação técnica do Professor Doutor Mounir Khalil El Debs, professor titular deste departamento, que teve como objetivo a avaliação da contribuição da bolsa dos tubos de concreto na resistência final do produto.

A Fermix tem contribuído com as Universidades no desenvolvimento de novos produtos e no campo da pesquisa, abrindo suas instalações para os mais diversos estudos.

Possibilitamos também a visita de grupos de estudantes universitários para conhecimento das instalações industriais e processos de fabricação, incentivando o aperfeiçoamento de especialistas nesta área.

Desta forma colocamo-nos à disposição dos interessados para novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.