Fermix Tubos

‘Obra do Itaquerão’ pode parar no Discovery Channel

SÃO PAULO – O primeiro desejo do Corinthians era ‘apenas’ ter um estádio. A ideia cresceu e vingou. Depois surgiu a incumbência de ser a sede paulista na Copa 2014 , o que tornou a construção da casa alvinegra uma questão que vai muito além do peso que a obra terá para o clube. E agora o Corinthians quer transformar tudo isso em um show de tevê.

O Corinthians negocia com o canal de TV por assinatura Discovery Channel a realização de um episódio em que o Itaquerão será o personagem do programa Megaconstruções. A atração é uma das mais populares da emissora e trata da realização de grandes obras de engenharia em várias partes do mundo. “A ideia foi do Discovery Channel . Isso vai ser muito legal por causa da enorme repercussão que o programa certamente terá no Brasil e fora dele”, disse o diretor de marketing do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg.

O lucro para o Corinthians, nesse caso, não seria financeiro, mas de exposição e valorização de sua marca e também da própria arena em Itaquera. A avaliação é que, caso o programa seja realizado, o estádio corintiano passará a ser mais conhecido e ganhará o status de obra de referência no gênero. A partir daí, o Corinthians poderia tentar capitalizar em cima da notoriedade de sua arena.

Para facilitar o acordo com o canal, o Corinthians se dispõe utilizar a infraestrutura da TV Corinthians – canal de TV também por assinatura que transmite programação exclusiva sobre as atividades do clube – para gerar as imagens da construção, seguindo orientações da produção do programa e usando os padrões de captação de imagem que o Discovery costuma adotar em suas atrações.

Só quando a construção estivesse com cara de estádio é que a produção teria de mandar uma equipe própria para fazer as imagens, inclusive com a presença do apresentador do programa – o show tem como uma de suas características colocar o anfitrião para trabalhar como se fosse um operário em algum ponto da obra.

A negociação ainda está no começo, mas como a obra do Itaquerão também engatinha e visualmente só deverá se tornar palpável a médio prazo, o Corinthians acredita que tem tempo de sobra para fazer o projeto vingar. Embora seja uma iniciativa inédita no País, não seria a primeira vez que a construção de um estádio seria mostrada pelo Discovery Channel em seu programa sobre grandes obras.

Em 2008, o Megaconstruções realizou um episódio em que era mostrada a construção do Cowboys Stadium, uma arena que pertence ao time de futebol americano Dallas Cowboys, dos Estados Unidos, e que custou mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 1,6 bilhão). Esse é o estádio mais moderno – e caro – do planeta.

Problemas a resolver. Antes de virar um show para a televisão, no entanto, o Itaquerão ainda terá de passar por estágios menos glamourosos durante a sua construção. Para começar, ainda não existe um contrato entre o Corinthians e a Odebrecht para a obra, que será tocada pela empreiteira.

O impasse entre as partes a respeito do custo total do estádio ainda não foi resolvido, mesmo depois que a prefeitura de São Paulo e o governo paulista entraram na jogada para bancar parte dos investimentos.

Enquanto isso, os trabalhos no terreno em Itaquera continuam. A previsão da Odebrecht é que o Itaquerão fique pronto somente em fevereiro de 2014. (colaborou Vítor Marques)

Fonte: Estadão